clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/10/2002 14h20min

Militar gaúcho está desaparecido na Indonésia

O Itamaraty informou neste domingo, 13 de outubro, que um militar gaúcho está desaparecido em Bali, na Indonésia. Um grupo de soldados brasileiros que trabalha em Díli, no Timor Leste, estava no local onde ocorreram explosões em série neste sábado. Todos foram localizados, exceto o sargento gaúcho Marco Antônio Farias.

O sargento é um dos 19 militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo (RS) que partiram no dia 16 de junho ao lado de outros 51 homens do 3º Batalhão de Polícia do Exército (PE)  para a segunda  missão de gaúchos no Timor Leste.

Farias e outros militares do batalhão estavam no grupo que aproveitaram a folga na força de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para conhecer a Indonésia. No total, eram 10 gaúchos. O soldado Martin Luther Agner, 22 anos, também do 19º BIMtz, ficou ferido na explosão – teve escoriações leves e queimaduras –, mas após receber atendimento médico foi liberado para voltar ao Timor Leste.

O atentado a bomba contra uma discoteca e um bar-restaurante já vitimou fatalmente mais de 180 pessoas, além de ter deixado outras 281 feridas. O número de mortos ainda deve aumentar, uma vez que as equipes de socorro seguem retirando cadáveres dos escombros.

O terror começou em frente à discoteca Paddy, por volta das 23h de sábado (12h em Brasília) na badalada praia de Kuta, local freqüentado por turistas e surfistas. Centenas de jovens se divertiam quando a primeira bomba explodiu, abrindo uma cratera de 1,5 metro de profundidade. Minutos depois, um carro-bomba voou pelos ares perto da casa noturna Sari Club, também em Kuta. Os incidentes provocaram gigantescos incêndios. Uma outra bomba explodiu a 50 metros do consulado honorário dos Estados Unidos em Sanur, área turística a cerca de 30 minutos de Kuta. Ninguém ficou ferido nesse ataque.

Embora nenhum grupo terrorista tenha reivindicado a autoria dos ataques, as suspeitas recaem sobre a rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.

Ronaldo Bernardi / ZH

Marco Antônio Farias é um dos 19 gaúchos que integram missão de Paz da ONU no Timor Leste
Foto:  Ronaldo Bernardi  /  ZH


Notícias Relacionadas

12/10/2002 17h28min
Sobe para 28 o número de mortos na Indonésia
12/10/2002 17h14min
Explosões matam pelo menos 14 na Indonésia

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.